BEM VINDOS AO DE A A Z DIGITAL,
O NOVO ESPAÇO NO PLUGMANIA PB
Sabemos a crescente evolução que o mundo digital tem atraído e a acessibilidade ao mundo 4G, tecnologia 15 vezes mais rápida. Uma nova tecnologia de acesso à internet por celulares ou tablets está chegando ao Brasil.As antenas já estão sendo instaladas nas seis cidades que vão sediar a Copa das Confederações, em junho - Fortaleza, Salvador, Recife, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Brasília.
Até o próximo dia 30, as operadoras têm que deixar a rede 4G funcionando em pelo menos metade das áreas urbanas dessas capitais. As antenas do 4G são diferentes das do 3G, porque a frequência muda. A forma de transmissão do sinal é bem parecida.
O sinal do celular vai para as torres e depois para a central telefônica. No 3G, a comunicação entre as torres é feita, quase sempre, via rádio. A nova tecnologia usa exclusivamente fibras óticas.
Essa é uma das razões para a implantação ocorrer aos poucos, até dezembro de 2017, no resto do país. A vantagem do 4G é a velocidade. É como se no 3G você tivesse uma pista estreita por onde passas os dados. No 4G, a pista é bem mais larga e o volume de dados que pode trafegar por ela é muito maior.
“Enquanto o mesmo vídeo você baixaria em uma rede 3G em um minuto, em média, na rede 4G esse mesmo vídeo pode ser baixado em quatro segundos”, explica o professor da UnB Ugo Dias.
O professor coordenou algumas pesquisas com a tecnologia. Ele explica que o serviço é mais caro e o valor dos planos pode subir, mas não muito. Outra despesa para o usuário é a troca de aparelho. A maioria dos celulares e tablets usados hoje no Brasil não é compatível com o 4G. A substituição não é obrigatória.
“Todos os usuários de 2G e 3G podem ficar tranquilos. As redes não serão desligadas e vão continuar com investimentos em melhorias, já que o usuário brasileiro ainda precisa de muito mais melhorias nas redes.”
E o DE A A Z DIGITAL dá um amplo conteúdo global a essa imensidão tecnológica global com temas e assuntos do dia-a-dia , principalmente ligados à saúde, educação e dúvidas dos nossos plugmaniacos. Entrevistas, debates com profissionais que lidam com a tecnologia e opinião pública e a dos viciados em modernidade....Agradecimentos e Até a próxima postagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário