domingo, 21 de abril de 2013

Baião-de-Dois: O Sabor Nordestino que não pode faltar na mesa farta do Brasileiro.

Plug Mania PB, 21 de Abril de 2013


Um dos pratos mais  típicos da região Nordeste do Brasil, oriundo do estado do Ceará.bastante apreciado nos estados de Rondônia e Acre.
Consiste num preparado de arroz e feijão, de preferência o feijão verde ou feijão novo. É frequente adicionar-se carne-seca (charque).
O termo baião, que deu origem ao nome do prato, designa uma dança típica do nordeste, por sua vez derivada de uma forma de lundu, chamada "baiano". A origem do termo ganhou popularidade com a música Baião de Dois, parceria do compositor cearense Humberto Teixeira com o "Rei do Baião", o pernambucano Luís Gonzaga, na metade do século XX.
A origem cearense do prato é atestada também pelo folclorista Câmara Cascudo, citando como referência a obra de 1940, Liceu Cearense, de Gustavo Barroso.
O baião, por ser uma mistura de dois elementos da culinária brasileira apreciados e de fácil acesso, o arroz e o feijão, é muito comum em áreas rurais do Nordeste. É possível perceber que ele é feito principalmente à noite para que seja aproveitado o restante do feijão cozido durante o dia.

Modos de preparo



Para fazê-lo, deve-se cozinhar o arroz cru no feijão com caldo já cozido e demais temperos como cebola, tomate, pimentão e especiarias como o coentro e a cebolinha. Queijo e nata costumam também ser adicionados.
Na Paraíba, é conhecido como rubacão. No sertão nordestino, principalmente, é bastante apreciado.

Na República Dominicana, em comparação, existe um prato semelhante, chamado de moro, o qual também é preparado cozinhando o arroz e o feijão juntos.
MATÉRIA REALIZADA DIA 19 de Abril de 2013


[editar]


Nenhum comentário:

Postar um comentário