Câncer de mama: a cada mulher salva, três recebem tratamento desnecessário
O movimento conhecido como Outubro Rosa, que luta contra o câncer de mama, chegou ao fim. Campanhas e manifestações por todo o mundo relembraram as mulheres da necessidade de combater o câncer tomando alguns cuidados básicos. Entre eles está a mamografia, um exame que revela possíveis alterações nas mamas, e que é fundamental a partir dos 50 anos. Esse simples exame pode salvar vidas, mas faz com que muitas mulheres sejam submetidas a tratamentos desnecessários também.
Pesquisadores concluíram que, para cada vida salva, cerca de três outras mulheres são tratadas de um câncer que nunca teria ameaçado suas vidas. O estudo, liderado pelo Cancer Research U.K., em conjunto com o departamento de saúde do Reino Unido, revisou 11 pesquisas feitas no Canadá, Suécia, Reino Unido e nos Estados Unidos.
Os pesquisadores afirmam que o sistema de saúde britânico oferece exames que salvam cerca de 1.300 mulheres, todos os anos. Enquanto isso, aproximadamente 4.000 mulheres são diagnosticadas com câncer de mama erroneamente. Infelizmente, ainda não existe nenhuma maneira de saber quando os cânceres são prejudiciais ou não.
Estudiosos estimam que, a cada 300 mil mulheres britânicas com idade entre 50 e 52 anos que fazem mamografia a cada ano, 1% irá receber tratamento desnecessário. [USA Today/CBS News]
fonte: hyscience.com.
Nenhum comentário:
Postar um comentário