fonte: Café Paris
Aos finais de semana podemos optar pelo buffet, pelo preço de R$ 43,90 o quilo, onde tem salgados, doces, tortas, sanduíches, risoto, salmão, ostras... olha, é uma miscelânea de comida! E também tem a la carte.
Estávamos em quatro, eu, meu pai e meus dois irmãos. A casa estava lotada e esperamos uns cinco minutos para que vagasse uma mesa.
Nos sentamos e começamos a bisbilhotar o cardápio. Eu, como louca e fissurada por cheesecake me dirigi à vitrine e não encontrei a danada...mas, me informaram que no buffet havia outras opções de torta e para lá me dirigi e encontrei a minha tentação... olhando para mim e pedindo, por favor, me leve para o seu prato! Pedido feito, pedido aceito! Uma fatia para acompanhar uma média com leite.
A Cyntia, optou pelo buffet e pegou risoto de funghi... provei... e, como sempre uma delícia! Meu irmão também optou pelo buffet mas foi de salgadinhos, mini sanduíches... sorry por não ter fotos!
Meu pai pediu um cappucino e um pedaço de torta de amendoim... outra não poderia ter sido sua escolha, eis que nasceu comendo amendoim... e foi dele que herdei o gosto por comer amendoim com banana e café preto! Um dia, ainda relato essa experiência... insusitada, mas deliciosa!
O bolo ele adorou, mas não gostou muito do café...
Agora, para justificar o título do post, vamos à nossa indignação da espera. Meu pedido e do pai demorou uns vinte minutos para chegar à mesa. Já os refrigerantes da Cyntia e do meu irmão... pasmem... mais de meia hora. Era um REFRIGERANTE! É abrir o freezer e pegar! E pedimos por ele umas três ou quatro vezes. Resultado... comeram sem as bebidas e, quase na hora de ir embora... chegaram!
Beijos,
Bom fim de Semana a todos e Domingo é dia de Exercer Cidadania. Portanto, atividades das nossas postagens até amanhã(Sábado) dia 6/10, confira nossa agenda de amanhã:
Agenda Plug Mania
Matéria dia 06/10
Tema :
Alimentos Orgânicos: Verdades e Mentiras!
Local: Mercado Velho
Cidade: Catolé do Rocha-PB
Objetivo Geral da Matéria:
Achei interessante repassar aos nossos leitores, pois cada vez mais as pessoas estão se conscientizando e querendo uma alimentação mais saudável e isso inclui não apenas frutas, verduras e legumes, mas sim, estes alimentos livres de toxinas.
Mitos e Verdades sobre os alimentos orgânicos:
1. SÃO MAIS SAUDÁVEIS - VERDADE
O sistema produtivo dos alimentos orgânicos não utiliza defensivos nem estímulos químicos para o seu crescimento e maturação. A planta se desenvolve com os nutrientes naturais da terra, o que possibilita maiores concentrações de vitaminas, sais minerais e fibras.
2. SÃO PEQUENOS E FEIOS - MENTIRA
Frutas e verduras produzidas organicamente têm a mesma aparência das convencionais. A agricultura orgânica está bastante desenvolvida no que diz respeito à qualidade aparente das frutas e hoje é possível encontrar frutas e verduras belíssimas e muito mais ricas em nutrientes.
3. É O MESMO QUE HIDROPÔNICO - MENTIRA
Erro gravíssimo. A hidroponia é um sistema de produção de hortigranjeiros que usa a água como base para a planta. Contudo, a água não possui nutrientes na quantidade necessária para o seu desenvolvimento, então a nutrição é complementada com adubo solúvel. A produção hidropônica utiliza mais adubos químicos que a produção convencional na terra. Existem estudos técnicos da produção orgânica hidropônica, mas ainda não existem produtos disponíveis no mercado.
4. SOMOS MAIS CAROS - VERDADE
Infelizmente, os produtos orgânicos ainda são mais caros do que os convencionais. A escala de produção é baixa, o que os torna pouco competitivos. Além disso, a falta de matéria-prima, altos custos de produção/certificação e o desinteresse político e tecnológico faz com que a agricultura orgânica não seja atrativa aos agricultores.
5. PODEM SER CONSUMIDOS SEM LAVAR - MENTIRA
Todo alimento deve ser higienizado antes do consumo. Mesmo aqueles que serão cozidos.
6. AS FEIRAS SÃO OS LOCAIS MAIS ADEQUADOS PARA COMPRAR - MENTIRA
Outro erro grave. É preciso muito cuidado com as feiras. Pouco são os feirantes realmente orgânicos e que estão em conformidade com a legislação. Se você tem hábito de comprar em feiras, ótimo. Mas exija do seu feirante a certificação de todos os produtos comercializados como orgânicos. Além disso, poucos sabem, mas o ideal é que os produtos sejam embalados, para evitar contaminação no transporte e armazenamento.
7. NÃO SÃO FISCALIZADOS - MENTIRA
Produtos orgânicos são fiscalizados, sim. Aliás, muito fiscalizado. A legislação brasileira é uma das mais completas do mundo. As certificações e o uso do selo brasileiro de produto orgânico são fiscalizados pelo Ministério da Agricultura e Inmetro. Os produtos orgânicos são mais fiscalizados do que os produtos convencionais.
8. AJUDAM A PRESERVAR O MEIO AMBIENTE - VERDADE
A agricultura orgânica, a agroecologia, a agricultura natural e a permacultura são sistemas produtivos que preservam e reconstituem o solo e as águas. Ao contrário da agricultura convencional, que, ao longo dos anos, desertifica o solo e torna as terras improdutivas.
9. SÃO RASTREADOS - VERDADE
A rastreabilidade é uma exigência das certificadoras. Todo o produto orgânico está identificado com o seu local de origem, a lavoura de que foi colhido e os tratos culturais aplicados. A rastreabilidade é o DNA do produto orgânico.
10. NÃO PODEM ALIMENTAR TODA A HUMANIDADE - MENTIRA
Segundo o cientista Miguel Altieri, no livro A Dinâmica Produtiva na Agricultura Sustentável, a agricultura orgânica é capaz, sim, de matar a fome no mundo.
E aí, esclareceu ao menos um pouquinho?
Bom fim de semana!
Beijos,
Nenhum comentário:
Postar um comentário