Inscrições para Projovem Trabalhador começam no município de São Bento
As inscrições para o Programa Trabalhador – Juventude Cidadã começaram nesta segunda-feira (17) em 89 municípios paraibanos. Na região polarizada por Catolé do Rocha, apenas o município de São Bento está incluída nesta primeira etapa.
Estão sendo oferecidas 7 mil vagas para jovens na faixa etária entre 18 e 29 anos que sejam estudantes e estejam em situação de desemprego. Para o município de São Bento foram disponibilizadas 90 vagas.
As matrículas serão feitas nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) dos municípios contemplados.
Os cursos começarão em outubro com duração de 350 horas e bolsa auxílio para o aluno no valor de R$ 100,00 por seis meses, totalizando R$ 600,00 no final da formação. O aluno também receberá um kit estudantil (material didático). Também serão fornecidos transporte e lanche durante o período dos cursos.
“O Projovem Trabalhador é uma forma de inserirmos os jovens no mercado de trabalho. Ao final do curso, as empresas executoras terão que colocar no mercado de trabalho 30% dos alunos que fizerem os cursos”, explicou a secretária de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), Cida Ramos.
Os cursos contemplarão nove áreas ocupacionais: administração, agroextrativismo, alimentação, construção e reparos, metal-mecânica, pesca/piscicultura, telemática, turismo e hospitalidade e vestuário.
Segundo o presidente do Comitê Gestor do Programa, Luiz Lianza, da Gerência Operacional de Qualificação Profissional da Sedh, os municípios de Itaporanga, Sousa, Catolé do Rocha, Pombal, Patos e Esperança não estão mais na lista dos municípios contemplados a pedido do Ministério do Trabalho, porque já tinham contrato do Programa com o MT. Ainda de acordo com Lianza, as vagas desses municípios foram remanejadas.
Critérios e documentação necessária – Os interessados em fazer o Projovem Trabalhador precisam comprovar que têm entre 18 e 29 anos, renda familiar de um salário mínimo; estar frequentando a escola no Ensino fundamental ou médio ou outras modalidades de ensino como EJA e Brasil Alfabetizado.
Também podem fazer o curso os jovens que estão em situação de desemprego, mas eles deverão ter concluído o Ensino Médio.
A documentação necessária para as inscrições são Certidão de Nascimento ou RG, CPF (Situação Regular), NIS (Número de Identificação Social) e comprovante de matrícula ou declaração da escola.
SECOM - PB
Nenhum comentário:
Postar um comentário